Ete Caçadores – Cambé Da Sanepar

Pages: 3 (896 words) Published: April 10, 2011
ETE Caçadores – Cambé da Sanepar

Informações iniciais:
O esgoto é levado para as estações de tratamento geralmente por gravidade para que não haja gastos adicionais com estações elevatórias, as quais exigem elevado custo de manutenção.
A ETE Caçadores recebe e trata o esgoto predominantemente do município de Cambé, porém é menor que as estações Norte e Sul de Londrina. À princípio, uma estação de tratamento de esgoto, deve estar situada nas proximidades de um corpo receptor, que pode ser um lago, uma represa, ou um curso de água qualquer. Neste caso o corpo receptor é o Ribeirão Caçadores.

A capacidade estimada máxima da ETE Caçadores é de 70l/s. Mas alguns dos problemas encontrados nas estações de tratamento de esgoto é que não só o “esgoto bruto” chega na estação, mas vários outros objetos como: estopa, absorventes higiênicos, preservativos, etc dificultando o tratamento. Também tem-se as ligações clandestinas que não jogam somente o esgoto doméstico e sim esgoto industrial que contém produtos químicos fortes que atrapalham a ação dos microorganismos no processo anaeróbio do tratamento.

O esgoto que chega na estação é chamado "esgoto bruto" e escoa por um tubo de grandes dimensões chamado "interceptor". A sequência de tubulações desde a saída do esgoto das residências até a entrada na estação de tratamento de esgoto é:

- tubulação primária ( Recebe as águas residuárias residenciais;
- tubulação secundária ( Recebe contribuições das tubulações primárias e outras de águas residuárias das residências;
- coletor tronco ( Além de receber as águas do coletores secundários, pode receber eventualmente alguma contribuição isolada residencial, sendo esta medida não aconselhável;
- interceptor ( Este conduz o esgoto até a estação de tratamento de esgoto e não pode receber nenhuma contribuição individual no caminho.

Etapas do Tratamento de Esgoto (ETE Caçadores):

1) Gradeamento
O primeiro procedimento consiste em deter os materiais maiores tais...
Continue Reading

Please join StudyMode to read the full document

You May Also Find These Documents Helpful

  • Leonardo da Vinci Essay
  • DA Garden Essay
  • Das Höhlengleichnis Essay
  • Essay on Da Vinci
  • Das Auge Essay
  • Kamala Das Essay
  • DA assignment Essay
  • Essay on Das Reel

Become a StudyMode Member

Sign Up - It's Free